quinta-feira, 30 de maio de 2013

Novas inscrições para o Ciências sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa do governo federal, num esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC),com o objetivo de fomentar o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, promovendo a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira.

O programa oferece bolsas de estudo em duas modalidades – Bolsas no Exterior e Bolsas no País. Na modalidade Bolsas no Exterior, são disponibilizados recursos para estudantes de graduação tradicional e tecnológica, para alunos de doutorado pleno e sanduiche, para alunos de pós-doutorado e para pesquisadores, especialistas e técnicos em atividades de aperfeiçoamento, reciclagem ou treinamento no exterior, por meio da realização de estágios e cursos.



Na modalidade de Bolsas no País, os recursos são disponibilizados com o objetivo de atrair para o Brasil cientistas e pesquisadores visitantes, e também para fomentar a pesquisa de jovens talentos, dentro das seguintes áreas prioritárias: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Formação de Tecnólogos; Biotecnologia; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Nanotecnologia e Novos Materiais; Produção Agrícola Sustentável; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Fármacos; Biodiversidade e Bioprospecção; Tecnologia Aeroespacial; Ciências do Mar; Computação e Tecnologias da Informação; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde.

As bolsas são ofertadas por meio de editais específicos, divulgados no site do programa (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br). Na próxima terça-feira, 4 de junho, serão abertas as inscrições para bolsas em universidades do Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Hungria e Japão, com encerramento previsto para o dia 8 de julho. Em breve estarão abertas as chamadas para universidades da Austrália, Coréia do Sul, Canadá, Finlândia e Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.