sexta-feira, 24 de março de 2017

Brasil ganha do Uruguai no Futebol, mas perde na média de anos de estudo

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud, a média de anos de estudo no Brasil é inferior às médias registradas no Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e no Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O Brasil, neste quesito, ocupa a 79ª posição de um total de 188 países. No relatório de desenvolvimento humano apresentado pela PNUD, os brasileiros possuem uma média de anos de estudos de, aproximadamente, 7 anos e 10 meses, enquanto nossos vizinhos da América do Sul – Argentina, Uruguai e Paraguai, possuem, respectivamente, 9 anos e 11 meses; 8 anos e 7 meses; e 8 anos e 1 mês. 

Na matéria apresentada neste blog sobre o desempenho do Brasil no IDEB, observamos que o fluxo escolar, um dos itens utilizados no cálculo do IDEB, em especial para as séries finais do ensino fundamental e para o ensino médio, estão abaixo da meta desejada. Desta forma, podemos inferir que a reprovação, a evasão escolar e a prematura inserção no mercado de trabalho são os principais fatores que interferem na média de anos de estudo dos brasileiros.

Para maiores informações sobre o relatório da Pnud, acesse o link http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/relatorios-de-desenvolvimento-humano/rdhs-globais.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.