sexta-feira, 10 de março de 2017

Mudança no ENEM gera prejuízo para alunos da EJA

A decisão do Ministério da Educação – MEC de tirar do ENEM a função de certificação do ensino médio deve reduzir o número de candidatos já para a próxima edição do exame, que terá suas inscrições abertas no período de 8 a 19 de maio de 2017. A previsão é que mais de 1 milhão de candidatos, que buscam o ENEM como ferramenta de certificação, deixem de fazer o exame.

Essa certificação será dada exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

A medida representa um retrocesso e afetará milhares de jovens, adultos e idosos que buscam a conclusão da educação básica e o ingresso ao ensino superior. Talvez a melhor medida fosse a extinção do ENCCEJA, visto que apenas um exame (o ENEM) poderia assumir a dupla função de certificar a conclusão do ensino médio e possibilitar ao candidato o acesso ao ensino superior, caso seja de seu interesse.

Também é importante ressaltar que, em função de todo o trabalho feito pelo governo anterior, nesses últimos 10 anos, com foco da Educação de Jovens e Adultos, seja por meio do Programa Brasil Alfabetizado ou dos demais programas que viabilizaram para esse público o término do ensino fundamental, provavelmente existe uma grande demanda de candidatos necessitando da certificação e, por consequência, buscando a continuidade dos estudos no nível superior. Esse público agora terá que prestar dois exames para alcançar seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.