domingo, 9 de junho de 2013

Escola Técnica de Ceilândia abre vagas para cursos profissionalizantes em diversos níveis de escolarização


A Escola Técnica de Ceilândia – DF está oferecendo vagas para cursos profissionalizantes, presencial e a distância, objetivando qualificar jovens e adultos em diversos níveis de escolarização.

Para os cursos de Formação Inicial e Continuada do 2º Bimestre/2013, as inscrições ocorrerão no período de 10/06 a 20/06/2013 das 8h às 11h, 14h às 17 e 19h às 21h. Poderão matricular-se alunos maiores de 15 anos, ou a concluir, completados até a data de início do curso: 31/07/2013.

Conforme exigência do edital, para a matrícula os interessados deverão apresentar: 01 foto 3x4; Identidade e CPF (original e cópia); Comprovante de residência (original e cópia); Comprovante de escolaridade (original e cópia – somente originas no caso de declaração); Comprovante de cursos específicos, quando for o caso, (original e cópia). Será necessário comprovar a escolarização mínima requerida como pré-requisito, conforme apresentado na tabela de oferta de cursos e vagas. Além disso, para os cursos na área de costura, haverá um teste de nível na primeira semana de aula, determinante para a confirmação da matrícula no curso de Costureiro Industrial Básico ou no curso de Costureiro Industrial - Aperfeiçoamento ou ainda no curso de Costureiro Industrial Malharia.




Os cursos terão duração de duzentas horas (200h) e serão ofertados nos turnos matutino, vespertino e noturno. 

Os interessados deverão correr para efetivar a inscrição, pois as vagas serão preenchidas por ordem de chegada dos candidatos. A tabela abaixo apresenta a relação de cursos e as vagas disponíveis.

Cursos
Número de vagas
Turnos
Pré-requisito
Público alvo
Auxiliar de Departamento Pessoal
30
M
Ensino Fundamental completo
Destinado àqueles que desejam adquirir conhecimentos relativos à rotina de departamento de pessoal, de modo que haja sincronismo entre legislação e cálculos trabalhistas. Além de provocar o aluno a assumir uma postura crítica e reflexiva inerente às relações de trabalho hoje existentes.
30
V
30
N
Barbeiro
20
N
Ensino Fundamental completo
Destinado às pessoas interessadas em qualificar-se na profissão de Barbeiro.
Costura Industrial Aperfeiçoamento
15
M
6ª série do 1º grau                  (7º ano do Ensino Fundamental) Domínio das máquinas industriais
Destinado às pessoas interessadas em qualificar-se na produção em série (tecido e malha).
Costureiro Industrial Básico
20
M
6ª série do 1º grau  (7º ano do Ensino Fundamental)
Pessoas interessadas em profissionalizar-se em costura industrial. Apresenta conhecimentos para trabalhar com máquinas de costura industrial, na confecção de diversos tipos de roupa e tecidos. 
20
N
Costureiro Industrial Malharia
15
N
6ª série do 1º grau (7º ano do Ensino Fundamental) Domínio das máquinas industriais
Destinado às pessoas interessadas em qualificar-se na produção de roupas em malha
Desenvolvimento de Interface de páginas web
20
N
6ª série do 1º grau (7º ano do Ensino Fundamental)  Noções básicas de Informática
Destinado àqueles que desejam adquirir conhecimentos quanto a criação de layout e identidade visual de sites.
Eletricista Residencial e Predial
20
M
6ª série do 1º grau  (7º ano do Ensino Fundamental)
Esse curso é excelente para quem está à procura do primeiro emprego ou quer se aperfeiçoar, assim enriquecendo o seu currículo e aumentando as suas oportunidades. Adquirindo habilidade para executar trabalhos em transmissão e distribuição de energia.
20
V
Empreendedorismo e Plano de Negócios
30
N
6ª série do 1º grau  (7º ano do Ensino Fundamental)
Destinado àqueles que desejam adquirir conhecimentos quanto à administração de pequenos negócios.
Gestão Financeira
30
N
Ensino Fundamental completo
Destinado àqueles que desejam adquirir conhecimentos quanto à capacitação e conhecimento sobre a Economia.
Marceneiro
20
V
6ª série do 1º grau  (7º ano do Ensino Fundamental)
Exercer a função de marceneiro reconhecendo e utilizando adequadamente os tipos de madeira, as ferramentas, identificando as normas de segurança na fabricação de móveis,  análise de projetos e orçamentos e noções  básicas de meio ambiente e reciclagem.
20
N
Marceneiro Designer de Móveis Planejados

20
M
6ª série do 1º grau  (7º ano do Ensino Fundamental)
Destinado às pessoas interessadas em qualificar-se na área de designer e produção de móveis planejados
20
N
Operador de Micro
40
M
6ª série do 1º grau
(7º ano do Ensino Fundamental)
Destinado àqueles que desejam adquirir conhecimentos no trato com o microcomputador e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos, assim como também, reciclá-los.
40
V
40
N
Suporte Técnico em Informática
15
M
Estar cursando pelo menos o 2º módulo do curso Técnico em Informática ou superior em Informática, ter concluído o curso Técnico ou Superior na área de Informática ou ter Curso de Montagem e Configuração de Micro e Ensino Fundamental Completo
O curso fornecerá subsídios práticos vivenciados em ambiente real, para que os discentes tenham condições de diagnosticar e resolver conflitos de hardware e software envolvidos em um ambiente computacional, bem como compreender as diversas tecnologias existentes no mercado, oferecendo inclusive suporte à  redes de computadores com plataforma cliente/servidor.
15
V


Clique aqui para acessar o edital completo.

Para os cursos de Educação Profissional Técnica em Nível Médio, a Escola Técnica de Ceilândia oferece vagas, também nas modalidades presencial e a distância, para os cursos de Administração e Informática.

Nos cursos presenciais, o candidato deverá estar cursando ou ter concluído o nível médio (ou 3º. Segmento da EJA). Nos cursos a distância, é exigido que o candidato tenha idade mínima de 18 anos, ter concluído o Ensino Fundamental (ou 2º. Segmento da EJA) e não ter concluído o nível médio (ou 3º. Segmento da EJA).

As vagas estão distribuídas conforme apresentado na tabela abaixo.

Cursos de Educação profissional Técnica de Nível Médio - Presenciais
Cursos de Educação profissional Técnica de Nível Médio Integrado na Modalidade de EJA – A Distância
Cursos/Turnos
Mat
Vesp
Not
Administração
160
Administração
90
90
90
Informática
160
Informática
90
90
90


As inscrições também serão realizadas no período de 10 a 20 de junho, por meio do site www.etc.se.df.gov.br. O sorteio das vagas será realizado no dia 21 de junho de 2013.

Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones: 3901-6927 ou 3901-7545, ou pelo e-mail etc@se.df.gov.br. A Escola Técnica de Ceilândia fica na QNN 14, Área Especial – Guariroba, Ceilândia, DF.


André Assumpção 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.