Momentos de crise também são momentos para reflexão e observação das oportunidades. Vocês já devem ter escutado ou lido essa frase em diversos meios. Porém, como efetivamente podemos aproveitar os momentos de crise?
Como educador, é claro que a dica está associada à busca por melhor formação e qualificação para o trabalho.
A grana, o tempo e a distância não são impedimentos para quem realmente quer aproveitar as oportunidades de formação disponíveis na internet.
Em vários momentos, criticamos a internet como fonte de lixo digital e, de fato, continua sendo. Porém, devemos aprender a garimpar o que a internet possui de bom.
Como no Brasil as empresas ainda são muito apegadas a certificações, é importante fazer uma busca por cursos gratuitos que ofereçam o certificado.
Vamos destacar alguns exemplos:
Este é um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC destinado a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse 2 salários mínimos federais.
O PSG oferece cursos nas áreas do comércio de bens, serviços e turismo. Atualmente estão disponíveis cursos nas áreas de beleza, comercio, comunicação, design, educação, gastronomia, gestão, saúde, dentre outros.
Para esses cursos a seleção dos candidatos será realizada considerando os seguintes critérios:
a) seleção por estado;
b) seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas;
c) classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato; e
d) comprovação do atendimento da documentação exigida para a matrícula.
As vagas estão sujeitas à disponibilidade nos estados. Outras informações poderão ser obtidas no portal do programa - http://www.ead.senac.br/cursos-por-area/gratuito/
(2) Sistema UNA-SUS
O Sistema Universidade Aberta do SUS - UNA-SUS, criado em 2010 pelo Ministério da Saúde, se propõe a atender às necessidades de capacitação e formação continuada dos profissionais de saúde que atuam no SUS. Para tanto, conta com a parceria de 35 IES, além do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES e da Plataforma Arouca.
(3) Ministério do Trabalho e do Emprego – Intermediação de Mão de Obra
O Ministério do Trabalho e Emprego, no intuito de investir nas políticas de emprego e oferecer melhores serviços para a sociedade, disponibiliza um portal para que o trabalhador possa acessar as ações de Intermediação de Mão de Obra pela Internet. Para isso, é necessário ter, no mínimo, 14 anos de idade, informar o e-mail e os seguintes documentos PIS/PASEP/NIS/NIT, CPF, RG, CTPS e e-mail.
Neste portal o trabalhador também poderá realizar cursos de qualificação profissional. Para cada região do país existe um conjunto distinto de cursos ofertados.
(4) EAD SEST-SENAT
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT também disponibiliza um conjunto de cursos gratuitos de capacitação profissional.
São vários cursos nas áreas de educação, gestão, saúde, dentre outros.
Maiores informações poderão ser obtidas no site https://ead.sestsenat.org.br/cursos-disponiveis.
Esses são apenas alguns exemplos de instituições sérias que oferecem cursos de formação profissional. Com um pouco de interesse e disposição você poderá encontrar a oportunidade dos seus sonhos.
Vamos aos estudos?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!