sexta-feira, 31 de março de 2017

Governo disponibilizará vagas para cursos técnicos na área do turismo

O Ministério do Turismo anunciou a oferta de 10 mil vagas de cursos técnicos para alunos do nível médio de escolas públicas situadas em algumas cidades brasileiras (Ver tabela abaixo).


Segundo o Ministério do Turismo, os cursos serão gratuitos e abordarão temas como agenciamento, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, restaurante e bar. 

Cada município ficará responsável pela organização dos processos de seleção dos alunos, embora as vagas sejam ofertadas por meio do MedioTec, modalidade vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec

Embora propostas de capacitação profissional sejam sempre importantes, é lamentável que o projeto não proponha ações mais pontuais para a ampliação de vagas de emprego na área do Turismo. Embora a atividade turística tenha grande importância no PIB de muitos estados e municípios brasileiros, esse mercado ainda é pouco profissionalizado, contando com poucos profissionais com a qualificação necessária ao exercício de suas funções. Como consequência, presenciamos a falência de boa parte dos cursos tecnólogos e de bacharelado na área do turismo. 

Criar vagas no Pronatec, que historicamente não conseguiu alcançar seus objetivos, não é o suficiente para os alunos de ensino médio que procuram uma formação profissional. No caso desses cursos na área do turismo, entendo que os três ministérios – da Educação, do Turismo e do Trabalho deveriam estar envolvidos no projeto para, não somente qualificar, mas garantir que esses egressos possam estagiar e alcançar espaço no mercado de trabalho. 

Além disso, a qualidade do trabalho desenvolvido pelas instituições formadoras também precisa ser verificada, dada a importância da qualidade da formação no aproveitamento desses alunos pelo mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.