Estamos observando mais um caso de falência em uma Instituição de Ensino Superior - IES Privada. Considerando apenas as situadas no DF, já vimos o fracasso da AD1, Unisaber, Faculdade da Terra, entre outras. Agora é a vez da Faculdade Alvorada.
O cenário das IES mudou bastante desde a implementação dos programas de avaliação do ensino superior e, nos últimos anos, das políticas de ampliação de vagas e facilitação do acesso às IES Públicas. Quem não percebeu a mudança e não se preparou para as suas consequências acabará ficando na estrada.
Cabe refletir se existe realmente por parte desses empresários do ensino superior o real interesse em manter suas instituições com padrões mínimos de qualidade. Não sei se essa quebradeira não seria, realmente, uma forma mais simples de sair do mercado deixando o prejuízo para professores e alunos.
A ineficiência do MEC para a fiscalização das condições de sustentabilidade econômica das IES privadas, aliada a incompetência dos sindicatos docentes, proporcionam um campo fértil para a atuação de gestores incompetentes e inescrupulosos.
Fica então o alerta para os alunos. Vejam bem onde irão investir seu tempo e dinheiro para buscar uma formação superior. Não se deixem levar pelas promoções de R$ 1,99, pois este será o valor dado pelo mercado aos diplomas emitidos por essas instituições.
Formação superior é coisa séria.
André Assumpção
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!