sexta-feira, 30 de junho de 2017

MATEMÁTICA EM PEQUENAS DOSES - Equação do 2º Grau - Parte 1

Prezados,

Novidades no YouTUbe!

Vídeo-aula da série de vídeos curtos "Pequenas Doses", sobre Equações do 2º Grau.

Espero que gostem!

MATEMÁTICA EM PEQUENAS DOSES - EQUAÇÃO DO 2º GRAU - PARTE 1

Bons estudos!!!!

André

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Conheça os cursos da UDACITY

A Udacity, empresa situada no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e que possui escritório em São Paulo desde 2016, está disponibilizando cursos de tecnologia em sua plataforma.

Os cursos, em português, podem ser realizados gratuitamente. Caso os interessados necessitem de certificação e orientação de professores, poderão solicitar mediante pagamento de mensalidade.

Para maiores informações acessem https://br.udacity.com/

As inscrições para o MedioTec foram prorrogadas até o dia 30 de junho



Os estudantes da Rede Pública de Ensino, que estejam cursando o segundo ou terceiro anos do Ensino Médio, interessados em uma formação técnica na modalidade EAD, terão até o dia 30 de junho para fazer a inscrição em um dos cursos do MedioTec.

As inscrições, que deveriam ter sido encerradas no último dia 22, foram prorrogadas na expectativa de se completar o número de vagas disponíveis.

Maiores informações em www.ifb.edu.br

Os interessados deverão realizar uma pré-inscrição exclusivamente pelo Portal de Inscrições. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail duvidas.mediotec@edu.se.df.gov.br.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Provas do ENCCEJA marcadas para outubro


Após mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, que não será mais utilizado para a certificação de conclusão do Ensino Médio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP irá reeditar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, cuja última edição ocorreu em 2009.

A prova acontecerá no dia 8 de outubro de 2017, nos dois turnos (Manhã e Tarde). As inscrições estarão abertas de 7 a 18 de agosto e, segundo o MEC, serão gratuitas.

O Edital do ENCCEJA será liberado no dia 24 de julho, segundo informações do INEP.

O ENCCEJA poderá ser realizado por alunos maiores de 15 anos que necessitem da certificação de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Quem tem medo da matemática?!



Mais de quatro décadas após a intensificação das pesquisas em Educação Matemática no Brasil, e ainda padecemos com problemas relacionados ao ensino da Matemática, dando a impressão de que muito pouco mudou ao longo de todos esses anos.

Não podemos ser injustos com a produção e a disseminação dos estudos na área da educação matemática. Nesse período, muito se produziu nas universidades e a discussão sobre o ensino e a aprendizagem em matemática se popularizou de norte a sul do país. Porém, também não podemos negar que, de forma objetiva, os resultados não foram significativos quando observamos os resultados de nossos alunos nos exames os quais o Brasil participa.

Ainda hoje, ao questionarmos nossos alunos acerca da existência de algum prazer, afeto, ou qualquer sentimento positivo em relação à matemática, a resposta quase sempre é negativa.

Esse sentimento negativo acerca da matemática, que parece iniciar durante a vida embrionária do aluno, não encontra na escola mecanismos para a sua transformação. Seja por despreparo das equipes docentes, seja pelo fato de ter caído na normalidade, seja pela qualidade de nossos livros didáticos, ou seja pelo simples fato de não estarmos vislumbrando as causas do problema em sua totalidade.

O problema da Matemática possui similaridades com os problemas do ensino e da aprendizagem de qualquer outra área da educação. A questão é que dizer numa turma de colegas que não gosta de matemática pode te fazer popular. Ao contrário, se você diz que gosta, poderá ser rotulado de nerd e ter sérios problemas de relacionamento.

Esta similaridade está relacionada à falta de clareza, por parte dos alunos, da importância do conhecimento para a sua formação humana e profissional. Essa compreensão, que deveria ser construída ao longo da vida escolar, não encontra voz nos modelos pedagógicos implementados na maioria das escolas, muito menos em suas sobrecarregadas estruturas curriculares.

As necessidades de nossos alunos estão muito além daquilo que as escolas estão ofertando. Por outro lado, as escolas ofertam um grande volume de conteúdos que estão fora do contexto das necessidades de nossos alunos.

No caso da matemática, essa relação dos conteúdos torna-se bastante clara. Podemos exemplificar com, por exemplo, o estudo das frações. Os alunos estudam frações ao longo de quase toda a sua vida escolar. Dos primeiros anos do ensino fundamental até o último ano do ensino médio esses alunos são bombardeados com definições e regras para o uso das frações. Ao chegarem no primeiro semestre de um curso superior, que possua a matemática como uma de suas disciplinas básicas, lá está novamente a fração para atormentar a sua vida.

Um conjunto de perguntas poderão ser feitas para tentar elucidar essa questão específica sobre o ensino das frações. Porém, talvez a pergunta mais importante não esteja sendo feita. Afinal, o que acerca das frações é realmente necessário ao desenvolvimento acadêmico do aluno? Qual o nível de maturidade que esse aluno precisa ter para compreender os conceitos, não ficando limitados à repetição de regras e mecanismos prontos.

As escolas precisam priorizar o fortalecimento de seus vínculos com os alunos. Sonho em ver uma educação básica na qual os alunos possam realmente desenvolver habilidade e competências que possibilitem a formação de um ser humano crítico, ético, comprometido com as transformações do mundo e com os problemas sociais, capaz de interagir nos diversos meios a fim de gerar melhorias na qualidade de vida de sua espécie, de forma indiscriminada.

Uma escola na qual a prática esportiva, os conhecimentos das diversas linguagens da arte, as relações humanas, as línguas estrangeiras, o cuidado com o meio ambiente, dentre outros conhecimentos, tenham a mesma importância que as disciplinas e conteúdos das matrizes curriculares convencionais. Que o aluno possa buscar o desenvolvimento de um determinado conhecimento a partir de suas necessidades de aprimoramento, e não da necessidade de implementação de uma matriz curricular rígida.

Quem sabe assim não poderemos ver reduzir o medo que a maioria de nossos alunos possuem da matemática.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

150000 acessos - ESTAMOS EM FESTA!!!

Realmente estamos em festa. Alcançamos a nossa primeira meta de acessos em nosso blog.

Do Direito a Educação é, para nós, mais do que um simples blog, ou que mais um dos milhares de blogs que estão disponibilizando algum tipo de conteúdo na internet. Para nós, trata-se de uma extensão de nossa função educadora. Uma forma de alcançar pessoas interessadas em construir e discutir conhecimentos, para além dos limites de nossas salas de aula.

 Compartilhar gratuitamente conhecimentos já é algo que nos dá um enorme prazer. Saber que esses conhecimentos foram úteis para que alguém tenha alcançado seus objetivos acadêmicos, seja na escola, na faculdade ou num concurso público é muito compensador.

Queremos agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram para o alcance dessa meta. Em especial, a todos que nos deixaram críticas e elogios com os quais pudemos aperfeiçoar o nosso trabalho.

Nosso próximo número mágico será 500.000 acessos.

Continuaremos aqui disponibilizando opiniões, materiais didáticos, pesquisas, vídeo-aulas e demais materiais que possam ajudar aos interessados nesse vício que é o contínuo aprendizado.

Contamos com a sua parceira.

Obrigado(a).
           
 Alice Soares                      André Assumpção

terça-feira, 20 de junho de 2017

Novas vagas para cursos de línguas estrangeiras


Os alunos da Rede Pública do DF poderão, a partir do dia 22 de junho, fazer a inscrição para o preenchimento das vagas nos cursos de língua estrangeira ofertados pela Secretaria de Educação do DF, por intermédio dos Centros Interescolares de Línguas - CIL.

As vagas são para os cursos de espanhol, francês e inglês, podendo se inscrever os alunos da Rede Pública que estejam cursando, no mínimo, o sexto ano do ensino fundamental. Alunos dos segundo e terceiro segmentos da EJA também poderão se inscrever.

Para alunos novos as inscrições finalizam no dia 9 de julho. Para aqueles que irão renovar a matrícula, o período de renovação será de 12 a 30 de junho.

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Secretaria de Educação. Maiores informações também poderão ser obtidas pelo e-mail inscricaocil@gmail.com.

MATEMÁTICA EM PEQUENAS DOSES - POTÊNCIAS - PARTE 2

Prezados,

Novidades no YouTUbe!

Vídeo-aula da série de vídeos curtos "Pequenas Doses", sobre Potências - parte 2.

Espero que gostem!

MATEMÁTICA EM PEQUENAS DOSES - POTÊNCIAS - PARTE 2

Bons estudos!!!!

André

IFB abre inscrições para o MedioTec


Os estudantes da Rede Pública de Ensino, que estejam cursando o segundo ou terceiro anos do Ensino Médio, interessados em uma formação técnica na modalidade EAD, terão até o dia 22 de junho para fazer a inscrição em um dos cursos do MedioTec.

O Mediotec é parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, tendo como objetivo a oferta de formação técnica e profissional em tempo integral para estudantes do ensino médio.

No DF serão 1430 vagas ofertadas pelo IFB, em suas diversas unidades, conforme quadro de vagas abaixo:


Os interessados deverão realizar uma pré-inscrição exclusivamente pelo Portal de Inscrições. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail duvidas.mediotec@edu.se.df.gov.br.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Oportunidades para Formação Profissional de alunos da EJA no IFG


Terminam no próximo dia 25 de junho as inscrições nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio para alunos da Educação de Jovens e adultos – EJA, ofertadas nas unidades do Instituto federal de Goiás – IFG

São 330 vagas distribuídas pelos seguintes cursos e unidades: Enfermagem (Águas Lindas), Panificação (Aparecida e Inhumas), Cozinha, Informática para Internet e Transporte Rodoviário (Goiânia), Agroindústria (Itumbiara), Secretariado (Jataí), Refrigeração e Climatização (Senador Canedo), Comércio (Uruaçu) e Eletrotécnica (Valparaíso).

As inscrições poderão ser feitas no Portal do Centro de Seleção

terça-feira, 13 de junho de 2017

Conheça as novidades da Olimpíada Brasileira de Robótica



A 10ª etapa regional da olimpíada Brasileira de Robótica aconteceu neste último final de semana (10 e 11 de junho), na USP de São Carlos, envolvendo cerca de 600 estudantes de diversos níveis.

O evento tem o objetivo de disseminar a robótica no Brasil e atrair alunos para as áreas de ciências exatas. 

As etapas regionais irão classificar 120 equipes para a fase estadual, que acontecerá no dia 9 de setembro em São Bernardo do Campo – SP.

Maiores informações no site da OBR.

sábado, 10 de junho de 2017

De olho no SISU 2017/2


Termina no próximo dia 13 de junho o prazo para os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada – Sisu, de 2017/2, comparecerem às IES para efetuar a matrícula.

Os candidatos não aprovados terão até o dia 19 para entrar na lista de espera.

Maiores informações no Portal do SISU.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Alunos não dominam conhecimentos básicos de administração financeira



Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, considerando os dados extraídos do Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA, mais de 50% dos alunos brasileiros não demonstram conhecimentos básicos de administração das finanças diárias. Ou seja, não possuem o domínio da matemática para realizar operações financeiras básicas do dia-a-dia, trazendo implicações para a “gestão de uma conta bancária ou de um cartão de débito, como entender as condições de uma assinatura de um serviço de telefone celular ou as taxas de juros de um empréstimo até questões mais complexas, como o Imposto de Renda.”

segunda-feira, 5 de junho de 2017

MATEMÁTICA EM PEQUENAS DOSES - POTÊNCIAS - PARTE 1

Prezados,

Novidades no YouTUbe!

Mais uma vídeo-aula da série de vídeos curtos "Pequenas Doses", agora sobre Potências! Em breve, será postado o vídeo parte 2.

Espero que gostem!

MATEMÁTICA EM PEQUENAS DOSES - POTÊNCIAS - PARTE 1

Bons estudos!!!!

André

MEC divulga resultados do SISU 2017/2



Já está disponível no Portal do SISU o resultado da seleção de 2017/2. Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula a partir do dia 09 de junho.

Maiores informações em http://sisu.mec.gov.br.

sábado, 3 de junho de 2017

Como está o seu plano de estudos para o ENEM 2017?


Faltam 5 meses para o início das provas do ENEM 2017 e, se você está realmente focado em conseguir uma vaga numa instituição pública pelo SISU ou conseguir ser contemplado pelos programas PROUNI e FIES, seu plano de estudos já deverá estar em plena execução.

Vamos recordar algumas datas importantes do Calendário do ENEM 2017:

Atividades
Data Prevista
Divulgação do local das provas
Em outubro, sem data prevista
Aplicação das provas
5 e 12 de novembro
Liberação do Gabarito Oficial
15 de novembro
Divulgação dos resultados
19 de janeiro de 2018
Caso você ainda não tenha elaborado o seu Plano de Estudos, ou queira aprimorar o seu planejamento, vão três dicas importantes: 

Dica 1: É fundamental que você saiba a respeito da área profissional para a qual você estará concorrendo, conhecendo seus desafios e o que lhe será exigido de conhecimentos prévios; 

Dica 2: Conheça a sua concorrência. Verifique o histórico da relação de candidatos por vagas do curso e instituições os quais você está interessado. Em 2016, as notas de corte utilizadas pelo SISU, PROUNI e FIES, com base nos resultados do ENEM 2016, foram: 

Para o SISU:

Nota
Cursos
750 ou mais
Direito; Engenharia; Medicina
De 650 a 750
Administração; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis; Comunicação Social; Economia; Enfermagem; Odontologia; Psicologia
De 500 a 650
Agronomia; Ciências Biológicas; Educação Física; Gestão em Recursos Humanos; Letras; Marketing; Matemática; Nutrição; Pedagogia; Serviço Social; Turismo;

Para o PROUNI:

Nota
Cursos
700 ou mais
Medicina
De 600 a 700
Direito; Jornalismo; Administração; Farmácia; Ciências Contábeis; Agronomia; Engenharia; Economia;
De 450 a 600
Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Artes; Física; Geografia; Gestão em Recursos Humanos; Gestão Financeira; Letras; Marketing; Matemática; Pedagogia; Química;

Para o FIES:

Nota
Cursos
700 ou mais
Medicina
De 600 a 700
Administração; Ciências Econômicas; Direito; Engenharia; Farmácia;
De 450 a 600
Artes Visuais; Ciências Biológicas; Educação Física; Enfermagem; Física; Gestão em Recursos Humanos; História; Matemática; Pedagogia;
Dica 3: Descubra seus pontos fortes e seus pontos fracos. Para tanto, sugiro que faça, como simulado, as provas de edições anteriores do ENEM, ou de outros exames. Crie uma simulação a mais perfeita possível, definindo o tempo de execução do simulado e as condições semelhantes. 

Avalie seus resultados e refaça a sua programação, caso veja a necessidade. 

Não deixe de seguir nossas vídeo aulas com as soluções de questões de Matemática das edições anteriores do ENEM: 

Força, Foco e Fé.

DIREITO CIVIL - TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL - EXERCÍCIOS

Olá!

Segue link para a lista de exercícios de TGDC: EXERCÍCIOS.

Bons estudos!

Alice

Conheça o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social


A Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social está com inscrições abertas para a 9ª Edição do PRÊMIO FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL DE TECNOLOGIA SOCIAL que, desde 2001, busca “ identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde” 

Acesse o regulamento e participe.

IFB Ceilândia oferece vagas em cursos gratuitos para a terceira idade

O Instituto Federal de Brasília – IFB, Unidade Ceilândia, está ofertando 80 vagas para cursos voltados a pessoas com mais de 60 anos. No quadro abaixo apresentamos os cursos, as vagas e horário de funcionamento:


Para as inscrições, os interessados deverão comparecer à Unidade Ceilândia do IFB - QNN 26 - AE S/N entre a UnB e a Estação de Metrô Ceilândia Sul. Ceilândia-DF, no dia 12 de junho, no período de 9h00 às 19h00 (com intervalo das 12h00 às 14h00), munido de Documento de identificação válido e com foto (Carteira de identidade, Carteiras de Registro Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte); Comprovante de escolaridade do ensino fundamental incompleto ou preenchimento de declaração de escolaridade mínima; Duas fotos 3x4 idênticas e recentes; CPF – Cadastro de Pessoa Física, se não estiver na carteira de identidade; Comprovante de residência com CEP ou declaração de próprio punho. 

Para maiores informações, consulte o edital ou ligue para (61) 2103-2170.

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.