quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Relatório da UNESCO mostra que Brasil não cumpre metas para a educação

Em 2000, durante a Cúpula Mundial de Educação, o Brasil e mais 163 países estabeleceram, em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, um conjunto de seis metas educacionais que deveriam ser cumpridas no período de 2000 a 2015.

Em relatório apresentado pela mesma Unesco, o Brasil está incluído no grupo de 106 países (2/3 dos que firmaram o compromisso) que não atingiram as seis metas. No caso do Brasil, apenas duas das seis metas foram atingidas. São elas:

Meta Objetivo Status
META 1 - PRIMEIRA INFÂNCIA
Expandir a educação e os cuidados na primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis.
Não atingiu
META 2 - EDUCAÇÃO PRIMÁRIA
Alcançar a educação primária universal, particularmente para meninas, minorias étnicas e crianças marginalizadas.
Cumpriu
META 3 - JOVENS E ADULTOS
Garantir acesso igualitário de jovens e adultos à aprendizagem e a habilidades para a vida.
Não atingiu
META 4 - ANALFABETISMO
Alcançar uma redução de 50% nos níveis de analfabetismo de adultos até 2015.
Não atingiu
META 5 - MENINOS E MENINAS
Alcançar a paridade e a igualdade de gênero.
Cumpriu
META 6 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Melhorar a qualidade de educação e garantir resultados mensuráveis de aprendizagem para todos.
Não atingiu

De todas as metas não atingidas, a redução do analfabetismo talvez seja a que o Brasil enfrenta dificuldades, apesar dos projetos e programas de combate ao analfabetismo já implementados no País.

Ações como a Alfabetização Solidária e o Brasil Alfabetizado consumiram um grande recurso financeiro do país, mas não foram suficientes para alcançar os objetivos estabelecidos. Talvez a falta de controle dessas ações sejam a principal causa do fracasso no atendimento à meta.

Ainda segundo o relatório da Unesco, Cuba foi o único país latino-americano que conseguiu cumprir todas as metas.

No Relatório Global sobre Aprendizagem de Adultos e Educação – GRALE III, divulgado nesta última quarta (15/02/2017), o mundo possuía em 2015 758 milhões de adultos analfabetos.

Nas atuais metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação – PNE, objetiva-se erradicar o analfabetismo até 2024 (8% da população jovem e adulta são analfabetos, segundo relatório de 2015). Para o analfabetismo funcional, a meta do PNE é reduzir de 27%(número de 2015) para 13,5% em 2024.

O cumprimento das metas estabelecidas no PNE pode ser acompanhado por meio do Observatório do PNE.

Fiquem ligados.

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Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.