sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Mudanças no ENEM já estão programadas

Apesar da consulta pública que o Ministério da Educação – MEC fez sobre a possibilidade de mudanças no ENEM, algumas alterações já estão acertadas para a edição de 2017. Uma delas se refere a utilização da nota do ENEM para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio. 

Até a edição anterior, a certificação poderia ser solicitada aos candidatos com idade superior a 18 anos que obtivessem pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota acima de 500 pontos na redação. Para este ano, os interessados na certificação deverão fazer exclusivamente o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

Outra mudança decorre da proposta de aplicação do Prova Brasil para alunos concluintes do Ensino Médio. A ampliação do Prova Brasil fará com que o ENEM tenha como principal objetivo o acesso de alunos ao Ensino Superior, o que poderá descaracterizar o seu projeto inicial, visto que as competências básicas previstas para essa fase da educação escolar não serão mais avaliadas por meio do ENEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.