Apesar da consulta pública que o Ministério da Educação – MEC fez sobre a possibilidade de mudanças no ENEM, algumas alterações já estão acertadas para a edição de 2017. Uma delas se refere a utilização da nota do ENEM para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio.
Até a edição anterior, a certificação poderia ser solicitada aos candidatos com idade superior a 18 anos que obtivessem pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota acima de 500 pontos na redação. Para este ano, os interessados na certificação deverão fazer exclusivamente o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.
Outra mudança decorre da proposta de aplicação do Prova Brasil para alunos concluintes do Ensino Médio. A ampliação do Prova Brasil fará com que o ENEM tenha como principal objetivo o acesso de alunos ao Ensino Superior, o que poderá descaracterizar o seu projeto inicial, visto que as competências básicas previstas para essa fase da educação escolar não serão mais avaliadas por meio do ENEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!