segunda-feira, 10 de abril de 2017

INEP disponibiliza Edital do ENEM 2017

Nesta última sexta-feira (07/04/2017) foi publicado, no Diário Oficial da União, o Edital do ENEM 2017.

Alguns dos destaques desse edital, cujo conhecimento é fundamental aos candidatos, são:

(a) Período de Inscrição: As inscrições serão realizadas das 10h do dia 08/05/2017 às 23h59min do dia 19/05/2017, horário oficial de Brasília-DF, exclusivamente no endereço: http://enem.inep.gov.br/participante

(b)Datas da Aplicação do Exame: As provas serão realizadas nos dias 05 e 12/11/2017, com abertura dos portões às 12h00 e o fechamento às 13h00 (horário de Brasília). O início das provas será às13h30min nos dois dias.

(c) Os resultados do ENEM 2017 não poderão ser utilizados para efeito de certificação da conclusão do Ensino Médio.

(d)A taxa de inscrição será de R$ 82,00 (oitenta e dois reais), exceto para os casos previstos no art. 7º da Portaria/MEC nº 468, de 3 de Abril de 2017, e no item 3.3 do Edital ENEM 2017. O pagamento da taxa de inscrição do Exame deverá ser realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), gerada exclusivamente pela Página do Participante - http://enem.inep.gov.br/participante, podendo ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. 

(e) Para a inscrição o candidato deverá ter em mão o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade. Além disso, deverá informar um endereço de e-mail individual e válido.

(f) Para os dois dias de prova será obrigatória a apresentação do original do documento oficial de identificação com foto. São considerados documentos válidos: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com o a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006. Caso o candidato tenha perdido o documento original, é importante consultar o item 11.4 do Edital.

(g)O Exame será constituído por 4 provas objetivas, cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha, bem como uma redação em Língua portuguesa. O quadro abaixo apresenta as áreas de conhecimento do Ensino Médio e os respectivos componentes curriculares que serão avaliados no Exame:
Áreas de Conhecimento
Componentes Curriculares
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
Ciências Humanas e suas Tecnologias
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Química, Física e Biologia
Matemática e suas Tecnologias
Matemática

Os conteúdos de cada componente curricular estão contidos na Matriz de Referência disponibilizada na Página do Inep: http://portal.inep.gov.br/enem.

(h)No primeiro dia de provas (05/11/2017), o candidato terá 5h30 para a realização das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. Ou seja, serão 90 questões envolvendo os componentes curriculares Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, mais a redação.

(i) No segundo dia de aplicação do Exame (12/11/2017) serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.

(j) A nota da redação, variando entre 0 (zero) e 1000 (mil) pontos, será atribuída respeitando-se os critérios disponibilizados na Página do Inep: http://portal.inep.gov.br/enem. Cabe ressaltar que, para 2017, a redação não será mais corrigida pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe, da Universidade de Brasília (UnB), o que poderá gerar mudanças nos critérios de correção.

A leitura completa do edital é fundamental, para que o candidato tenha todas as orientações necessárias para a efetivação da inscrição, para o seu preparo e para a realização das provas e acompanhamento dos resultados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.