sábado, 5 de abril de 2014

EDITORIAL: Brasil coleciona resultados negativos no PISA


Brasil coleciona resultados negativos no PISA


Na última terça (01/04/2014), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou os resultados obtidos por 44 países membros da organização, no PISA - Programa Internacional de Avaliação de Alunos.

Esta edição dos testes apresentou uma inovação em relação à edições anteriores. Pela primeira vez o PISA avaliou a capacidade de estudantes de 15 anos para resolver problemas de matemática aplicados à vida real. 

O teste foi aplicado a 85 mil estudantes de diversos países. Dos 44 países da OCDE, o Brasil obteve a 38ª posição, com 428 pontos, ficando atrás de países como Chile, Chipre e Croácia.

Esse é mais um resultado negativo para a educação brasileira que, ao invés de buscar o desenvolvimento de políticas públicas que deem melhores condições de trabalho aos professores e de estudo aos alunos, dentre outras ações prioritárias, elaboram políticas assistencialistas que corroboram para a perda de qualidade da educação e para a desvalorização da formação escolar por parte da sociedade, principalmente nos setores mais carentes, que não enxergam a educação escolar como meio de melhoria de sua condição cultural, social e econômica.

O resultado completo pode ser verificado pelo link: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/04/brasil-fica-entre-ultimos-em-teste-para-estudantes-resolverem-problemas.html.

André e Alice

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Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.