Brasil coleciona resultados negativos no PISA
Na última terça (01/04/2014), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou os resultados obtidos por 44 países membros da organização, no PISA - Programa Internacional de Avaliação de Alunos.
Esta edição dos testes apresentou uma inovação em relação à edições anteriores. Pela primeira vez o PISA avaliou a capacidade de estudantes de 15 anos para resolver problemas de matemática aplicados à vida real.
O teste foi aplicado a 85 mil estudantes de diversos países. Dos 44 países da OCDE, o Brasil obteve a 38ª posição, com 428 pontos, ficando atrás de países como Chile, Chipre e Croácia.
Esse é mais um resultado negativo para a educação brasileira que, ao invés de buscar o desenvolvimento de políticas públicas que deem melhores condições de trabalho aos professores e de estudo aos alunos, dentre outras ações prioritárias, elaboram políticas assistencialistas que corroboram para a perda de qualidade da educação e para a desvalorização da formação escolar por parte da sociedade, principalmente nos setores mais carentes, que não enxergam a educação escolar como meio de melhoria de sua condição cultural, social e econômica.
O resultado completo pode ser verificado pelo link: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/04/brasil-fica-entre-ultimos-em-teste-para-estudantes-resolverem-problemas.html.
André e Alice
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!