Qual a idade ideal para que as crianças possam frequentar às escolas?
Esse foi outro tema polêmico trazido pelo jornal Correio Braziliense nesse domingo (16/02/2014). Com o título “Sem idade para começar a aprender”, o artigo traz dados sobre como os estados estão conseguindo, na justiça, derrubar a determinação do Conselho Nacional de Educação que impõe limites de idade (4 anos para a educação infantil e 6 anos para o ensino fundamental) para a inserção da criança na educação escolar.
Embora essa discussão tenha como principal base teórica os estudos da psicologia que define padrões cronológicos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor e, obviamente, suas relações com o processo de aprendizagem, também reside, talvez de forma velada, no ceio dessa discussão, um conjunto de argumentos que tratam dos papéis da família e da escola na formação das crianças.
Penso que, pela importância e seriedade do tema, essas discussões merecessem maior espaço na mídia, nos parlamentos e nos ambientes escolares. Afinal, quem irá educar nossas crianças? As creches e escolas?! As avós (quando muitas delas ainda são economicamente ativas)?! As mães (quando há décadas ocupam um espaço de grande importância do mercado produtivo)? As babás (com as reformulações na legislação trabalhista, em muitos casos, custam mais caro que as escolas e ganham mais que muitos professores)?
O artigo completo pode ser lindo por meio do link http://cliente.linearclipping.com.br/cnte/detalhe_noticia.asp?cd_sistema=93&codnot=9810331.
Vale a pena ler e discutir o tema.
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