domingo, 16 de fevereiro de 2014

Qual a idade ideal para que as crianças possam frequentar às escolas?



Qual a idade ideal para que as crianças possam frequentar às escolas?

Esse foi outro tema polêmico trazido pelo jornal Correio Braziliense nesse domingo (16/02/2014). Com o título “Sem idade para começar a aprender”, o artigo traz dados sobre como os estados estão conseguindo, na justiça, derrubar a determinação do Conselho Nacional de Educação que impõe limites de idade (4 anos para a educação infantil e 6 anos para o ensino fundamental) para a inserção da criança na educação escolar.

Embora essa discussão tenha como principal base teórica os estudos da psicologia que define padrões cronológicos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor e, obviamente, suas relações com o processo de aprendizagem, também reside, talvez de forma velada, no ceio dessa discussão, um conjunto de argumentos que tratam dos papéis da família e da escola na formação das crianças.

Penso que, pela importância e seriedade do tema, essas discussões merecessem maior espaço na mídia, nos parlamentos e nos ambientes escolares. Afinal, quem irá educar nossas crianças? As creches e escolas?! As avós (quando muitas delas ainda são economicamente ativas)?! As mães (quando há décadas ocupam um espaço de grande importância do mercado produtivo)? As babás (com as reformulações na legislação trabalhista, em muitos casos, custam mais caro que as escolas e ganham mais que muitos professores)?




Vale a pena ler e discutir o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.