Alunos que fizeram inscrição no Sistema de Seleção Unificada - SISU já podem consultar a lista de primeira chamada dos aprovados. Para tanto, bastará acessar o site do SISU (www.sisu.mec.gov.br) e consultar seu boletim de desempenho.
Para a seleção do segundo semestre, o MEC contabilizou um total de 1.214.259 inscrições, o que representou um crescimento de 54% em relação ao ano passado.
A segunda chamada será divulgada no dia 24 de junho, com matrículas disponíveis entre 27 de junho e 2 de julho.
Para os candidatos não aprovados, outras oportunidades para ingressar no ensino superior, ainda neste ano, consistem em aproveitar a nota do ENEM para o Programa Universidade para Todos – PROUNI - que oferece bolsas de estudo em instituições privadas -, ou se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil – FIES.
Os interessados no PROUNI poderá se inscrever a partir da próxima segunda (09/06). Para o FIES, os interessados deverão realizar a inscrição no sistema de financiamento por meio do site http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal. Em seguida, será necessário apresentar os documentos na instituição a qual realizou a matrícula em um curso superior.
Para maiores informações sobre o FIES os interessados poderão acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/interna.html.
Para esses dois programas, um importante conselho é buscar informações sobre os cursos de excelência e as melhores instituições de ensino superior de sua região. Uma outra dica relevante é verificar as vantagens que o FIES oferece para alunos de cursos de licenciatura.
As licenciaturas, nas instituições privadas, deverão receber um grande número de alunos, seja por intermédio do PROUNI ou pelo FIES, em função das perspectivas para o mercado que se apresentam a partir da consolidação do novo Plano Nacional da Educação – PNE.
Em função da carência de professores em todas as regiões do Brasil, principalmente para as áreas de Matemática, História, Geografia, Química, existe uma grande oferta de vagas em escolas públicas ou privadas.
No Distrito Federal, por exemplo, a Secretaria de Educação já publicou um novo edital, para 6500 vagas de professor temporário, com prova marcada para setembro.
Uma excelente dica para os interessados será o preparatório que está sendo organizado pela Coordenação de Pedagogia e Matemática da Estácio-Facitec, que possui cursos de licenciatura com os melhores resultados do ENADE na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!