Nesta última quarta-feira (28/01), foi reaberto o sistema on-line do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, para que os estudantes possam efetuar o aditamento de seus contratos. Embora ainda não se tenha o prazo para a liberação de novos contratos, a possibilidade do aditamento já trará um certo alívio para os milhares de estudantes que dependem do FIES para dar continuidade aos seus estudos.
Para efetivar o aditamento, os alunos deverão acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/.
Os alunos que pretendem participar do FIES deverão ficar atentos às novas regras que estarão vigentes a partir de abril. Dentre as mudanças anunciadas, o candidato deverá ter uma nota mínima de 450 no ENEM e não ter zerado a redação.
Das mudanças anunciadas pelo Governo Federal, no apagar das luzes de 2014, as que causaram maior impacto foram aquelas que alteraram a forma de repasse dos recursos para as Instituições de Ensino Superior - IES. Essas mudanças obrigarão às instituições a refletir sobre suas políticas de aceitação de alunos pelo FIES e pelo Prouni, gerando uma possível redução de vagas para esses programas.
Por mais que o governo tente convencer que as mudanças estão relacionadas à necessidade de aumento da exigência para a participação nesses programas e consequente melhoria na qualidade da formação dos alunos, torna-se evidente que se trata de arroxo nas contas públicas. As medidas trouxeram grande preocupações ao mercado da educação superior, que teme por um calote do governo.
André Assumpção
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!